segunda-feira, 21 de abril de 2008

Primeira dica útil do Google AdWords

Outro dia navegando na Internet, em um blog sobre dicas de SEM e SEO, notei que havia um cadastro para o recebimento de dicas do Google AdWords. Resolvi me cadastrar, após ler as 5 dicas notei que eu mesmo pecava em algumas campanhas.

Bom o objetivo dos próximos post's serão de publicar as 5 dicas que recebi do
Jorge Aldrovandi, um ótimo profissional de Google AdWords.

Vamos a primeira dica então:

Jair, sabe qual é a ÚNICA coisa que separa os profissionais dos "amadores" no jogo do Google AdWords?

Há uma ÚNICA idéia-chave, crítica.
Um conceito que você precisa entender e que o Google também quer que você entenda.

Se você entender bem este conceito e agir em conseqüência, o Google o premiará com preços mais baixos por clique. E seus clientes o recompensarão comprando o que você tiver para lhes vender.

Mas... se você NÃO entender este conceito crítico, pagará mais por um clique, seus concorrentes o engolirão e sua experiência com o Google não será nada agradável.

Estamos falando de Relevância ou Consistência. Pertinência.

Este é o critério que está por trás do Google. Com certeza fará mais sentido para você quando conhecer um pouco mais da história do Google.

Google começou em 1998 (há 10 anos!), depois que os pesos-pesados dos mecanismos de busca (isto é Yahoo e Altavista) já estavam instalados.

Particularmente, a primeira vez que ouvi falar do Google foi em Montevidéu, em meados do ano 2001, em uma conversa na Ariceta & Asociados (o Sr. Fernando Ariceta era um de meus sócios em plenoempleo.com), da boca de Guido Pettersen Nodarse, do Grupo Eidos de Espana.

Naquela época, provavelmente muito pouca gente acreditou que o Google decolaria. Em menos de cinco anos, foi exatamente o que aconteceu. Decolou... e como! Além disso, conseguiu se desenvolver sem nenhum grande investimento em marketing.

Como disse um consultor norte-americano, citando Ralph Waldo Emerson, literalmente "fabricaram uma nova armadilha para caçar ratos e o mundo abriu caminho até sua porta".

Mas... o que aconteceu?

A missão empresarial do Google Inc. é construir um mecanismo de busca que dê a quem busca exatamente o que está procurando, o mais rápido possível.

Surpreendentemente, desenvolveram uma fórmula matemática para calcular quem visita as páginas web e também por que utilizam esta informação em seus mecanismos de busca.

Então... quando começaram a vender anúncios sob a modalidade Pague-Por-Clique (Pay Per Click Advertisement), estavam realmente muito interessados em que os anunciantes colocassem anúncios que fossem também relevantes.

Funciona assim: Google o premia se você é relevante e possibilita que as pessoas que estão buscando informação votem em você. Se seu anúncio é "clicado", então ele é relevante. Se não é "clicado", então não é relevante.
Simples assim.

Quanto mais alto for seu clickthrough rate(CTR ou Taxa de
Cliques) – isto é, quanto mais navegadores que virem seu anúncio "clicarem" sobre ele – menos você terá que pagar.
Mas, se você publica anúncios de baixa relevância, o Google o fará pagar muito... muitíssimo.

Isto cria um efeito ... digamos... "darwiniano", que deixa de fora os anunciantes "amadores" e premia os profissionais.

O que é bom para os clientes de Google Inc. É bom para o Google e também é bom para você.

Quando a poeira baixa, o que realmente importa é que seus anúncios e seu conteúdo (da página para onde o anúncio leva) sejam realmente relevantes em relação às palavras-chave que você está arrematando. Sua mensagem deve ser consistente (quanto mais consistente melhor) com o que a pessoa está pensando...

Mas... o que está realmente pensando alguém quando escreve "hotel-fazenda" ou "abracadabra"? (ahhhh! lembrei dos criativos exercícios da faculdade)

Uma Peça Valiosa de Psicologia do Cliente para Você:

Vamos enganar nossa mente para ajudar você a criar anúncios no Google AdWords.

Imagine que você não é Jair. Você é um cliente.
Você agora não é a pessoa com a "batata quente" nas mãos.

Você não está diante do seu computador. Você está sentado diante do computador dele (do cliente, claro). O que você escreve então na barra de busca do Google?

E o que espera que esta maravilha (Google, claro) lhe mostre?

Ache a resposta a esta pergunta Jair, e você será um bem-sucedido marqueteiro on-line.

Jair, a Dica de Amanhã será intitulada:

"Como uma mudança "Insignificante" pode diminuir seu custo por
palavra-chave em 90% Uma solução permanente para aquelas
palavras-chaves com status "Inativa".

Jorge

Um comentário:

O Blog do Jorge Aldrovandi disse...

Obrigado Jair por colocar meu conteúdo no seu blog. Porem, alem do Jorge, é bom colocar meu sobrenome. Isto é: Jorge Aldrovandi e um link até a página de onde você teve acesso a meu material.
Isto é: http://www.BabelTeam.com/AdWords5Dicas

Grato,

Jorge Aldrovandi
Diretor Babel-Team
AdWords Qualified Company