sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Google investe em cabo submarino

Chamado Unity, o sistema de 10 mil quilômetros ligará a Ásia aos EUA e entrará em operação no começo de 2010

Um consórcio formado por seis multinacionais, entre elas a Google Inc., planeja construir um sistema submarino de fibra ótica de altíssima velocidade, com capacidade potencial de 7,68Tbps (1 terabyte equivale a 1 trilhão de bytes), para atender à crescente demanda dos usuários de internet e do tráfego de dados entre a Ásia e os Estados Unidos.

O Unity exigirá um investimento aproximado de US$ 300 milhões das empresas envolvidas - Singapore Telecommunications Ltd, Bharti Airtel, Global Transit, KDDI Corporation, Pacnet, além da Google - e ligará a cidade japonesa de Chikura a Los Angeles e outros locais da Costa Oeste dos EUA.

Baseado na tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing, o cabo de aproximadamente 10 mil quilômetros suportará até 960Gbps por par de fibra ótica, com um máximo de oito pares, o que aumentará a capacidade do cabo trans-Pacífico em cerca de 20% e garantirá o backup de dados no caso de problemas técnicos (como o que interrompeu o funcionamento de dois cabos submarinos no Mediterrâneo).

O grupo selecionou a NEC Corp. e a Tyco Telecommunications para iniciar "imediatamente" a construção do sistema, que estará parcialmente operacional no primeiro trimestre de 2010.

Segundo a especialista TeleGeography, a demanda de banda larga entre os dois continentes cresceu 63,7% entre 2002 e 2007 e deverá duplicar a cada dois anos.

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário: