quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Google fala oficialmente sobre Google Health pela primeira vez

Seattle - No mesmo dia, CEO e VP de buscas divulgam informações sobre serviço de registros médicos que Google lançará nos próximos meses.

Pela primeira vez, o Google falou oficialmente sobre seu serviço Google Health, que registrará documentos e registros médicos de usuários online, oferecendo até mesmo reproduções do serviço. Na semana passada, o buscador afirmou que o serviço passaria por testes na Cleveland Clinic, sem entrar em maiores detalhes.

Segundo o buscador, o Google Health oferecerá a usuários um lugar central para armazenamento de dados médicos, onde múltiplas instituições poderão importar e compartilhar dados. O perfil do usuário lista detalhes importantes, como doenças, medicações, resultados de testes, alergias e operações anteriores, além de informações de contatos.

Pelos testes em Clevend, o Google descobriu que o serviço pode ser particularmente útil a usuários que vivem em diferentes lugares pelo ano, afirmou Marissa Mayer, vice-presidente de busca e produtos no Google. Ao invés de carregar papéis de um lado pro outro, será possível importar os dados de cada organização e compartilhá-los eletronicamente.

O Google está trabalhando em um diretório de serviços criados por desenvolvedores que serão acessíveis a partir do Google Health. Isto permitirá que usuários importem registros em seus perfis e, no futuro, escreveu Meyer, será um meio para que usuários marquem consultas ou ganhem novas receitas online.

Mesmo com o blog assinado por Mayer e o discurso feito pelo CEO do Google, Eric Schmidt, na conferência Healthcare Information and Management Systems Society, em Orlando, o serviço ainda não está disponível além dos testes em Cleveland. O Google Health deverá se tornar disponível "nos próximos meses", escreveu ela.

Em setembro, o líder do projeto dentro do Google, Adam Bosworth, deixou a companhia, levando Mayer a assumir seu desenvolvimento.

O Google não está sozinho entre as companhias que tentam resolver o problema de organizar informações médicas. A rival Microsoft anunciou em 2007 um serviço de cuidados médicos online, chamado HealthVault, que permite que usuários armazenem dados e compartilhem registros médicos online.


Nancy Gohring, editora do IDG News Service, de Seattle.

Fonte: IDG NOW

Nenhum comentário: