sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Otimização para sistemas de Busca

É um conjunto de regras e métodos usados para melhorar o posicionamento de páginas de websites na listagem de resultados das Máquinas de Busca e pode também ser considerado um subconjunto de regras para o marketing em sistemas de Busca.

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimizers, Acrônimo SEO) também se refere a indústria de consultoria, que trabalham na otimização de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentáristas, e também alguns profissionais de SEOs, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os "SEO de chapéu branco" (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo e melhoria da qualidade do site), ou "SEO de chapéu negro" (utilizam truques como "cloaking" (camuflagem do conteúdo real da página) e spamdexing). O termo `spamdexing´ (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Os praticantes de técnicas do Chapéu Branco dizem que os do Chapéu Negro se valem de métodos que são vistos como tentativas de manipular o posicionamento nos resultados das Máquinas de Busca a seu próprio favor. Praticantes do Chapéu Negro dizem que todas as tentativas e técnicas utilizadas para manipular o posicionamento são legítimas, e o tipo de técnica utilizada para se alcançar o objetivo de melhorar o rank é irrelevante.

As Máquinas_de Busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados, (SERPs), includíndo: conteúdo de publicidade paga por click, anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica. As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras chave relevantes ao conteúdo do web site. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes terminam a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo). Os serviços de Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecido como um serviço autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing, e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento dos projetos iniciais de um website.

Em termos de competição, com grande volume de termos para busca, o custo de anúncios para pagamento por click pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo significativamente. Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo do otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

Nem todos os sites têm objetivos idênticos para o otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede, e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como Informativos Periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM. Em contraste, muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande número de palavras-chave altamente específicas que indicam a prontidão para venda. Otimizações deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos para busca pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto e resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing.

Fonte: Wikipédia

PS1: No próximo post vou tentar expor algumas idéias de como podemos otimizar um site na prática. Pode parecer muito simples, porém as vezes a tarefa exige cuidado e cuidados aos detalhes extremos, se você esta pensando que só meta-tags resolvem o problema esta totalmente enganado. Até a próxima!

PS2: O primeiro que comentar no blog pago um sacolé (no verão) =)

Um comentário:

Eduardo Escobar disse...

Sou teu amigo, porém não fui te visitar no hospital... mas mesmo assim eu te amo.

Muito legal essa matéria, eu tenho muito curiosidade sobre o que REALMENTE ajuda a "rankear" melhor o site no Google.

Queria saber também como posso fazer esse "rankeamento" em sites feitos em flash, ou melhor, indexar o arquivo flash....
Enfim, não sei se me expressei direito, mas ve se acha alguma coisa sobre isso!

Valeu alemãozinho marrento!
ele não tem cuuuuuuulpaaaaa....