quinta-feira, 1 de maio de 2008

Web analytics: procura-se um super-homem

Procura-se um profissional com visão de negócios, conhecimento de estatística, planejamento, marketing, programação java, Business Intelligence e mídia online, entre outros.

Por
Ruy Carneiro

Quando o cliente entra no supermercado, a loja só registra informações sobre ele após uma compra (câmeras de segurança servem para outra coisa). Se o cliente tiver um cartão de fidelidade, será possível saber bem mais sobre ele.

Na web é um pouco diferente - mesmo que o visitante de seu site não faça nenhuma ação além de navegar, não compre nada e nem preencha um cadastro, por exemplo, você tem como saber que ele esteve lá, onde clicou e quanto tempo permaneceu.

Mas para que estas informações sejam realmente úteis para que você tome decisões de negócios, é necessário uma pessoa que conheça o negócio da empresa, o seu site e ferramentas de web analytics e tenha acesso a estas informações. Após uma análise mais profunda, este profissional poderá descobrir aquele diferencial que sua empresa pode usar ou uma falha a ser solucionada.

Mas quem é este profissional? Que treinamento deve ter? Que experiência deve possuir?

No Brasil temos uma cultura ainda incipiente em web analytics, que poderia ser melhor nas empresas e mesmo nas consultorias de SEM e agências.

Nas empresas há muitas vezes um profissional responsável por várias outras coisas ao mesmo tempo e sem recursos para fazer análises mais profundas que possam fazer o diferencial - e por isso mesmo os executivos reclamam que não tem nada nestas informações que possa ajudá-los. As consultorias de SEM e as agências, por seu lado, estão mais preocupadas em aumentar a exposição da marca do que usar todo o potencial destas análises.

Sem cultura, o ideal seria um treinamento mais específico sobre o tema, mas mesmo no Estados Unidos, o mercado mais desenvolvido nesta área, temos somente o curso da University of British Columbia em parceria com a Universiy of California in Irvine, que tem como lado bom, para nós, o fato de ser totalmente online. Veja mais sobre o UBC Award of Achievement in Web Analytics e o Web Intelligence.

Este desenvolvimento passa pelo conhecimento das ferramentas de web analytics existentes no mercado (neste caso as próprias empresas que vendem estas ferramentas possuem cursos sobre o uso delas) mas também necessita itens complementares como a experiência do profissional no meio digital, o conhecimento de estratégia, tecnologia, estatística e visão analitica.

Aqui ainda não temos formalmente o cargo de analista de web analytics na maioria das empresas. Ele é encontrado mais em empresas voltadas puramente para a web, como no caso dos portais e empresas de e-commerce. Mas para vocês terem uma idéia da demanda por esse profissional, há cerca de 450 posições em aberto para este perfil na Europa, de acordo com a Indeed.co.uk.

Outra informação interessante do mercado é quanto um profissional deste tipo ganha no Estados Unidos: o salário pode variar de US$ 70 mil a US$ 140 mil por ano, dependendo da experiência, e ainda existem cargos de gerência e diretoria para web analytics.

Para contratar um profissional de web analytics
Uma empresa que procura um profissional para cuidar da análise de seus números na web deve buscar alguém com as seguintes características:

Capacidade de análise

Não ficar limitado somente ao que os números nos passam em uma primeira olhada, mas sim olhar os problemas de ângulos diferentes;
Bom senso é fundamental.
Conhecer o negócio da empresa

Conhecer o que a empresa faz e como se posiciona no meio digital.
Marketing

Clusterização
Posicionamento
Marketing online
Search Engine Marketing, mesmo que você tenha uma consultoria que cuide de pay-per-click e otimização
Mídia digital – conhecimento de como funciona e quais os dados que um sistema de Adserver provê
E-mail marketing – vale a mesma observação acima.
Estatísticas

Conhecer análises estatísticas para que possa espremer os números até eles confessarem!
Bons conhecimentos de Excell, ferramentas de analise estatística, como o SPSS, e BI – Business Inteligence - afinal em algum momento você pode querer juntar estas informações às que você já possui na sua empresa.
Gerenciamento de projetos

Lembre-se que esta pessoa, junto com as demais áreas da empresa, irá criar novos projetos e soluções
TI

Conhecimento de Java Script, HTML e outras linguagens de programação;
Noções de web servers;
Conhecimento da ferramenta de web analytics que será usada na empresa (este pode ser conseguido através dos cursos dos próprios fornecedores de tecnologia);
Fácil relacionamento com as pessoas

Ter uma comunicação fácil, escrita e verbal, e ser capaz de fazer apresentações que cativem os diversos níveis e áreas da empresa.
Ter paixão por aprender é imprescindível. Há excelentes sites e blogs que podem ajudar, principalmente no início desta longa caminhada.
Não importa se o serviço que você usa é pago ou gratuito, você como gestor de um site não irá passar do básico se não tiver uma pessoa, uma consultoria ou, no melhor dos mundos, ambos para poder prover informações que servem de base para que tome decisões de negócios, melhore a experiência do usuário e, principalmente, ganhe dinheiro e diferencial perante seus concorrentes.

Lembre-se que o investimento em pessoal e consultoria normalmente é muito inferior ao que você investe em desenvolvimento do site, manutenção, publicidade e, principalmente, no quanto você já investiu na criação de sua marca.

Como no mercado americano e europeu, a necessidade por este profissional no Brasil deve crescer muitos nos próximos anos. É esperar para ver.


Fonte: Webinsider

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