Os questionamentos são muitos! Isso é verdade. Um dia desses até comentei algo em uma palestra, foi algo mais ou menos assim: Um dia o Google vai comercializar os resultados orgânicos quem sabe! Depois do meu comentário, que na época eu mesmo achei pobre, não é que correm boatos de que isso estaria para acontecer?
Sempre admirei o modelo de negócios do Google, inteligênte e automatizado!
Sinceramente nunca achei o Google um inimigo, ou uma ameaça no mercado de SEO. Afinal as técnicas de SEO são implementadas no Yahoo e LiveMSN, dentre outros buscadores. Ok ok o Google é o pai dos buscadores.
Mas então, como vai ser o seu posicionamento daqui para frente. Será que o Google vai mesmo oferecer serviços de SEO, uma vez que a Performics (uma das maiores agências de SEO no mundo) foi adquirida junto com a compra da DoubleClick.
Já estou até vendo os comentários em vários blogs semana que vem como esse: "Como pode o player oferecer serviços de otimização e posicionamento natural em sua própria ferramenta?" ou mehor: "Google lança serviço para pocisionar clientes na busca natural!"
Pensando aqui, o que tem de errado nisso? Me falem por favor o problema! Ah sim o monopólio? Humm ok concordo. Isso seria muito ruim. Porém não acredito que o Google irá focar no serviço de ormização.
O fato é que o Google começou a mexer os "pauzinhos" bem antes de tudo isso! Comprou a ferramenta Analytics e começou a oferece-la "de graça", a por favor né? Isso foi e para incentivar e muito o uso do AdWords, ou ninguém nunca se questionou sobre a ligação entre essas duas ferramentas, que são maravilhosas diga-se de passagem.
E para aqueles que diziam ou dizem que o Google iria dominar o mundo, vejam só que ironia do destino.
Esse artigo também foi publicado em:
http://www.weblivre.net/artigo/internet-e-marketing/google-uma-empresa-de-midia-online-ou-um-buscador/
http://www.outrolado.com.br//Artigos/google__uma_empresa_de_midia_online_ou_um_buscador_
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Jair,
Muito bom o post.
O que acontece com o Google é exatamente isso, todos os esforços e todo o papel que vem desempenhando é sempre com o Adwords por trás.
Recentemente vi uma palestra do Marco Bebiano, RP do Google Brasil, ele estava evangelizando o Google Trends e o Adwords. Muito que sutilmente o adwords, mas, era essa intenção.
Então sempre que fico sabendo de alguma palestra de alguém do Google Brasil, já sei que é para evagelizar adwords.
Nos Estados Unidos, SEO é um mercado milionário e o Google só consegue comer esse pedaço de bolo através de adwords.
Grande abraço
[']s Mauricio
Postar um comentário