sexta-feira, 21 de março de 2008

Google, uma empresa de mídia on-line ou um buscador?

Os questionamentos são muitos! Isso é verdade. Um dia desses até comentei algo em uma palestra, foi algo mais ou menos assim: Um dia o Google vai comercializar os resultados orgânicos quem sabe! Depois do meu comentário, que na época eu mesmo achei pobre, não é que correm boatos de que isso estaria para acontecer?

Sempre admirei o modelo de negócios do Google, inteligênte e automatizado!
Sinceramente nunca achei o Google um inimigo, ou uma ameaça no mercado de SEO. Afinal as técnicas de SEO são implementadas no Yahoo e LiveMSN, dentre outros buscadores. Ok ok o Google é o pai dos buscadores.
Mas então, como vai ser o seu posicionamento daqui para frente. Será que o Google vai mesmo oferecer serviços de SEO, uma vez que a Performics (uma das maiores agências de SEO no mundo) foi adquirida junto com a compra da DoubleClick.

Já estou até vendo os comentários em vários blogs semana que vem como esse: "Como pode o player oferecer serviços de otimização e posicionamento natural em sua própria ferramenta?" ou mehor: "Google lança serviço para pocisionar clientes na busca natural!"
Pensando aqui, o que tem de errado nisso? Me falem por favor o problema! Ah sim o monopólio? Humm ok concordo. Isso seria muito ruim. Porém não acredito que o Google irá focar no serviço de ormização.

O fato é que o Google começou a mexer os "pauzinhos" bem antes de tudo isso! Comprou a ferramenta Analytics e começou a oferece-la "de graça", a por favor né? Isso foi e para incentivar e muito o uso do AdWords, ou ninguém nunca se questionou sobre a ligação entre essas duas ferramentas, que são maravilhosas diga-se de passagem.

E para aqueles que diziam ou dizem que o Google iria dominar o mundo, vejam só que ironia do destino.

Esse artigo também foi publicado em:
http://www.weblivre.net/artigo/internet-e-marketing/google-uma-empresa-de-midia-online-ou-um-buscador/

http://www.outrolado.com.br//Artigos/google__uma_empresa_de_midia_online_ou_um_buscador_

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Jair,

Muito bom o post.
O que acontece com o Google é exatamente isso, todos os esforços e todo o papel que vem desempenhando é sempre com o Adwords por trás.

Recentemente vi uma palestra do Marco Bebiano, RP do Google Brasil, ele estava evangelizando o Google Trends e o Adwords. Muito que sutilmente o adwords, mas, era essa intenção.

Então sempre que fico sabendo de alguma palestra de alguém do Google Brasil, já sei que é para evagelizar adwords.

Nos Estados Unidos, SEO é um mercado milionário e o Google só consegue comer esse pedaço de bolo através de adwords.

Grande abraço

[']s Mauricio