sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Search marketing: dicas para gerar resultados para seus negócios

As buscas representam mais da metade dos investimentos em publicidade online nos Estados Unidos; veja como aumentar a eficácia desta ação.

Nunca é demais pensar sobre sua estratégia de marketing de busca - afinal, cada vez mais suas mensagens e seus produtos serão vistos apenas por quem apenas está disposto a ter informação sobre eles, e geralmente estas pessoas vão buscar informações nos Googles e Yahoos da vida. Então, veja aqui mais alguns insights interessantes sobre o assunto - e não pense que estes encerram o caso.

Cuide bem de suas palavras-chave.
Sim, elas são a base de todas as estratégias envolvendo otimização e marketing em buscadores - portanto, você precisa cuidar muito bem delas. Utilize critérios rigorosos e éticos para definir seu mix de palavras-chave. Portanto, pesquise muito antes de fazer sua seleção. O próprio Google, por exemplo, tem uma ferramenta bastante útil de pesquisa de palavras-chave, que pode ser acessada no link https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal?defaultView=2. Esta ferramenta permite que você visualize quais palavras-chave, por exemplo, são as mais usadas durante as buscas que trazem a sua página como resultado relevante. Aproveite e veja também quais palavras estão mais relacionadas ao seu concorrente - e faça uso ético delas, por favor.

Pense globalmente, atue localmente.
Essa velha máxima também se aplica às estratégias de busca. É importante que você especifique em quais locais você gostaria de ser encontrado. Portanto, cuide para que sua página apareça com destaque em buscas feitas no território onde sua empresa atua. Algumas dicas importantes sobre como desenvolver campanhas locais estão neste link: https://adwords.google.com/select/targeting.html

Entenda as motivações dos usuários dos buscadores.
Você quer gerar negócios, e por isso mesmo precisa saber quais as motivações dos usuários quando eles buscam por informações nas ferramentas de busca. Segundo o especialista Andrei Broder, as motivações são:

a)Homepage, e nada mais.
Quando um internauta realmente quer achar um site específico. Se ele digita no campo de busca a palavra "BBC", provavelmente o que ele quer é ir direto à homepage principal da rede de televisão britânica, ou seja, o resultado www.bbc.co.uk. Ou seja: esse tipo de internauta quer apenas a homepage, sem querer detalhes muito específicos como a "história da companhia" ou o "quem somos". Este tipo de motivação gera grande parte das buscas feitas nas ferramentas.

b)Informação específica.
Este tipo de busca é aquela em que o internauta está realmente buscando por alguma informação factual na internet, como, por exemplo, "seleção brasileira de futebol". Simples de entender: o que ele quer são informações específicas sobre o escrete canarinho, nada mais - pelo menos naquele momento.

c)Procura transacional.
Quando o objetivo do internauta é fazer alguma coisa atavés da web, como fazer compras, fazer o download de um arquivo ou procurar um serviço de lista telefônica. Eles podem digitar o nome de um produto ou serviço e assim tomarem uma decisão de compra. Certamente, é o tipo de busca mais interessante para suas intenções. Aliás, você sabia que existe uma ferramenta chamada Yahoo!Mindset (http://mindset.research.yahoo.com/), ainda em versão beta, que permite que o internauta refine sua busca de acordo com sua intenção? Uma inovação que certamente facilitará o trabalho de definir palavras chaves que realmente gerem vendas.

A busca também é universal.
Você deve ter reparado que, de uns tempos para cá, alguns resultados de busca no Google trazem, por exemplo, vídeos do YouTube relacionados ao tema pesquisado. Esta combinação de informações traz ao resultado de busca arquivos de imagens, vídeos, mapas - tudo em prol de uma melhor experiência ao usuário. Você já pensou quantas possibilidades este tipo de busca pode trazer ao seu negócio? Inovar é preciso, e planejar uma otimização de site levando em conta também arquivos que não de sua própria homepage pode ser um grande diferencial.

Fonte: JumpExec

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