sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Dicas para aumentar o tempo de permanência no seu website

Aumentar o tempo de permanência do usuário no site é uma métrica que vem ganhando importância na avaliação da performance - veja como garantir resultados mais rápidos com estas dicas.

Por:
Maristela Alves
Editora JumpExec

Como você sabe, as métricas que apuram o tempo de permanência do visitante nos sites vêm ganhando importância, mostrando que cativar a atenção do visitante pelo maior tempo possível deve ser o objetivo maior de um site que visa gerar negócios. Como esta tendência é relativamente nova - afinal, institutos como Net/Ratings e comScore começaram a privilegiar estas métricas em suas avaliações há pouco tempo -, é preciso checar se o site realmente tem potencial para prender a atenção do cliente em sessões mais demoradas.

JumpExec faz uma coletânea de dicas que devem ser levadas em conta para alcançar este objetivo. Analise a situação do seu site e promova mudanças que serão importantes para sua estratégia:

Seu site não deve ser uma reprodução de um folder.
Seja original, invista em conteúdo - mesmo que seu negócio no mundo offline esteja indo muito bem, é importante adaptar a comunicação ao meio internet, pois o público online tem outras expectativas.

Você ainda não sabe? Conteúdo relevante é o segredo!
Isso é óbvio: textos e figuras de qualidade, se possível conteúdos de vídeo relacionados a seus produtos e serviços, e tudo isso organizado de forma consistente. Linguagem objetiva e clara é outro ingrediente indispensável.

Verifique a qualidade do seu desenvolvedor e diga claramente o que quer.
Antes de contratar alguma empresa para desenvolver seu site, não se esqueça de checar seus trabalhos anteriores, e ver se estes seguem o padrão de qualidade desejado. E, claro, converse bastante com ele: explique que você quer um site que use técnicas de otimização de busca orgânica, para facilitar a visualização do site nos resultados dos buscadores. E não se esqueça de procurar por alguém que lhe forneça um gerenciador de conteúdo amigável e fácil de operar.

Divulgue seus contatos offline.
Nunca se esqueça de colocar em seu site uma página "sobre nós" - afinal, seus potenciais consumidores online certamente querem saber a história de sua empresa. E, claro: não abra mão de publicar o telefone e e-mail de contato. Ter um site legal não o desobriga de manter canais de comunicação "convencionais" com seus clientes e prospects.

Mais informação, sempre!
Experimente, por exemplo, adicionar uma seção de "dicas" em seu site. Você certamente tem muito a dizer sobre seu produto ou área de ação, e escrever dicas que possam ajudar seus clientes pode fazer da leitura delas um hábito - e aumentar seus índices de fidelização. Pense nisso!

Promova interação entre seus visitantes.
Esqueça "livros de visita" e testemunhais. Prefira promover uma interação mais completa entre seus clientes com um fórum, por exemplo. Isso lhe trará certamente insights importantes a respeito do que eles pensam de sua marca, e que tipos de informação eles trocam entre si. Estas informações lhe credenciarão a entregar produtos ou serviços ainda melhores e que atendam às expectativas de seus clientes. Que tal fazer algo baseado no sistema de avaliações da Amazon.com, que é um paradigma desta estratégia, e um dos pilares dos conceitos Web 2.0?

Resposta rápida.
Responda a todo e qualquer e-mail enviado por seus visitantes. A atenção a este tipo de comunicação é vital, e gera confiança - mesmo se você não tiver como resolver a questão apresentada, saber que seu e-mail foi lido e mereceu atenção gera impacto positivo aos seus clientes. E você sabe: neste mundo Web 2.0, as informações circulam rápido: acompanhe este ritmo, portanto.

Não isole o seu website.
Inclua um feed de RSS em seu site, oferecendo conteúdo relevante sobre seu nicho de negócios. Desta forma, as pessoas se mantêm informadas sobre o mercado sem sair do seu site. Um widget sobre as novas do mercado também seria uma pedida, o que acha?

Não esqueça do FAQ.
Sim, FAQs ainda são necessários, pois economizam tempo de seus usuários e os ajudam a encontrar informações relevantes sobre seus produtos e serviços de forma rápida. Um bom FAQ aumenta a predisposição de seus usuários a voltarem para seu site.

Criatividade, sempre!
É seu website, então você pode usar da criatividade para promover seus produtos e serviços durante a navegação de seus clientes por ele. De novo: não trate seu site como se fosse um mero catálogo de produtos. Promova uma experiência marcante para sua audiência - com o approach correto, eles certamente voltarão, e falarão com entusiasmo sobre seu site com outras pessoas, e este, você sabe, é o melhor dos mundos.

E não só é o tal de stickiness que importa.
Sim, é a métrica da moda, mas não é a única realmente importante. O que mudou é a percepção de que seu site é mais eficaz quanto mais merecer o tempo de seus usuários em sua navegação. Ótimo, mas não se esqueça: elaborar um plano de métricas realmente relevantes para medir o desempenho do seu site é prioritário. Estime de forma correta o peso da métrica de permanência, e assim os "riscos" de que seu website realmente gere negócios aumentam bastante.

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