terça-feira, 25 de setembro de 2007

Tem horário certo para enviar e-mail marketing?

Campanha já preparada, clientes interessados em seus produtos e serviços e só falta apertar o botão para disparar o e-mail marketing. Mas será que você vai mandar no melhor horário?

Por Diogo Kleinubing

Um aspecto que muitas vezes é deixado de lado com relação às campanhas de e-mail marketing é o horário do envio, sendo que a escolha do melhor momento para entrar em contato com os clientes deveria ser tão planejada quanto o assunto da mensagem.

Um exemplo clássico: o cliente fica o dia inteiro preparando a mensagem, escolhendo imagens, finalizando o texto, definindo o assunto e, então, quase no fim da tarde, faz a montagem da campanha na ferramenta de envio e realiza o disparo imediatamente.

Em se tratando de uma mensagem para o público corporativo, cujos profissionais na grande maioria somente lêem as mensagens
em horário comercial, a ação mais comum dessas pessoas no outro dia pela manhã é apenas selecionar a grande quantidade de spam que chegou durante a noite e apagar tudo, mesmo que junto existam mensagens relevantes para elas.

Dessa forma, a chance de aprimorar o relacionamento com clientes fica minimizada pela escolha errada do momento de envio da mensagem.

Todas as ações de relacionamento com clientes, sejam por telefone, SMS ou e-mail, devem levar em consideração o melhor horário de realização. O grande objetivo dessa análise é procurar entregar a mensagem em um momento em que a caixa de entrada do cliente esteja vazia, para não ter que disputar a atenção dele com outras dezenas de mensagens.

Não existe uma regra geral, mas os melhores horários costumam ser por volta das 10h ou então à tarde, perto das 14h30, uma vez que grande parte das pessoas verifica suas mensagens em horário comercial e, portanto, a essa hora já devem ter limpado suas caixas de entrada.

Analisando diversas campanhas enviadas pelos clientes da nossa empresa, nota-se uma melhoria de 30% a 40% nas leituras das mensagens enviadas pela manhã, em comparação às mensagens enviadas no início da noite - levando em conta campanhas enviadas pelos mesmos clientes e para o mesmo público.

Para quem deseja ir mais fundo, outros aspectos que podem ser analisados para definição do melhor horário são:

Idade: o público jovem tende a ler mais e-mails à noite do que durante o dia;
Profissão: pessoas cuja função está ligada ao computador tendem a ler e-mails com mais freqüência, enquanto outras já tendem a ler após o expediente, em casa;
Assunto da campanha: pacotes de férias, por exemplo, tendem a dar mais resultados quando enviados nos finais de semana, dias em que as pessoas têm mais tempo para navegar no site da empresa.
Por fim, vale lembrar que o grande benefício das ferramentas de relacionamento por e-mail é a capacidade de mensuração. Então, a regra é testar e identificar qual o melhor horário, de acordo com o perfil da sua base de cadastros.

Fonte: WebInsider

3 comentários:

Eduardo Escobar disse...

Boa!
Esse foi especial pra mim né?!
Pra testar se eu leio ainda o teu blog né "severgonha"!
ahahahahahaha
Leio sim! E como sempre, ta muito bom o conteúdo!
Último pedido:
Por favor, me explica como eu uso aquela porra do Wordpress, tipo, como eu faço pra usar os arquivos etc...

Valeu meu bruxo!
Abraço meu guri!

Eduardo Escobar disse...

A propósito:

Recomenda o teu blog pro Fernando Cunha... Acho que ele vai curtir!

Abraço

Jair Viegas disse...

Vou ver algo sobre o WORDPRESS e vou postar aqui até semana que vem.

Abs