quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Glossário sobre Marketing de Busca

Este é um Glossário sobre Marketing de Busca.

Incluindo SEO e Links Patrocinados. São respostas simples para estas terminologias. Recomendo utilizar a busca para uma explicação mais abrangente do termo.

Algorítmo: Conjunto de instruções de programação para resolver alguma tarefa. Em marketing de busca é o método para definir como são retornados os resultados em uma busca.

Alt text: É o texto que aparece quando você posiciona o mouse em um link ou imagem. Auxilia deficientes visuais a entender o que está na peça.

Backlink: Conhecido como inbound link, é um link externo para o seu site ou página.

Black Hat SEO: Conjunto de técnicas consideradas anti éticas de SEO como cloaking, texto invisível e fazenda de links. Estas práticas podem causar até o banimentos de suas páginas dos sites de busca.

Busca Natural: São os links ordenados por relevância em uma página de resultados, excluídos os links patrocinados. É o objeto do SEO.

Busca Orgânica: ver Busca Natural.

Cadastro: Ato de informar ao site de busca a existência de um site. Existem cadastros manuais e automatizados.

Cascading Style Sheets: CSS - Folha de estilos. Método recomendado pelo W3C para a camada de apresentação da web.

Cloaking: Técnica de Black Hat SEO que consiste em apresentar páginas diferentes para sites de busca e pessoas na tentativa de enganar os robôs de busca.

Cost Per Action: CPA - Custo por Ação. A ação pode ser cobrada por leads gerados ou por documentos baixados.

Cost Per Click: CPC - Custo por clique. Forma de cobrança diferente do CPM onde apenas quando clicado é que o anunciante é cobrado. Normalmente usada em ações de links patrocinados.

Cost Per Mille: CPM - Custo por Mil impressões. Forma mais comum de cobrança de publicidade na web. Normalmente feita em banners.

Crawler: Também conhecido por Bot e Spider, ele é um robo usado pelos sites de busca para “varrer” a internet capturando o texto das páginas e cadastrando os links encontrando, possibilitando encontrar novas páginas.

Diretório: Foram os primeiros sites de busca. São feitos por pessoas que cadastram diversos site por agrupados por assunto com uma pequena descrição.

Diretório Web: Ver diretório.

Domínio: Parte raiz de uma URL. É a parte a direita da @ em um e-mail ou o que vem depois do www em um site.

DMOZ: OPD - The Open Directory Project. Principal diretório web. Serve de base para o Google e outros sites de busca.

Fazenda de links: Conjunto de páginas criadas com o intuito de aumentar o Pagerank do participantes através de links normalmente não relacionados. É uma técnica de Black Hat SEO.

Hit: Pedido individual ao servidor web. Cada elemento da página conta um hit ao ser acessado. Página, imagens, folhas de estilo.

Keyword: Ver palavra-chave.

Landing Page: É a página de chegada ao site por um visitante em uma campanha de links patrocinados. Ele é preparada para atingir o objetivo da campanha como a compra de um produto.

Links patrocinados: Forma de publicidade através de resultados de uma busca. Costuma ter relevância com a palavra-chave utilizada na procura.

Marketing de busca: Conjunto de estratégias para sites de busca. Envolve Otimização para busca e links patrocinados.

Otimização para busca: Técnicas utilizadas com o intuito de tornar um site mais racional e que seja legível para as ferramentas de busca.

Página de resultados: É a página que aparece em um site de busca após a procura por uma palavra-chave. Consiste em uma lista de links com descrição podendo ter links patrocinados.

Robots.txt: É o arquivo que informa aos sites de busca o que não deve ser indexado.

Spamdexing: ver Black Hat SEO.

SEO: São as estrátegias para melhorar, de forma racional, a visibilidade de um site na busca natural dos sites de busca.

Palavra-chave: texto utilizado em uma busca para retornar uma página de resultados. Pode ser uma frase ou uma palavra.

Query: Pedido feito a uma ferramenta de busca. É composto pela palavra-chave.

Search engine: Ver sites de busca.

SEM: Search engine marketing. Ver marketing de busca.

SEO: Search engine optimization. Ver otimização para busca.

SERP: Search Engine Results Page. São as páginas de resultado de uma determinada palavra-chave.

Sites de busca: São endereços com o intuito de facilitar a localização de páginas na internet. Ex.: Google, Yahoo e MSN Busca.

Stop Words: São palavras que os sites de busca não consideram nas querys de busca natural. Exemplos são artigos (a, o, as, os, um…) e preposições.

Submissão: Do inglês submission. Ver cadastro.

Texto Âncora: É o texto clicável de um link. Ele tem valor para o Google como significado para o link.


Fonte: http://www.marketingdebusca.com.br/glossario/

Observação:
Marquei SEO e SEM em laranja para as pessoas entenderem a diferença entre esses dois conceitos que hoje, muita gente confude e muito!

2 comentários:

Unknown disse...

Jair,

Existe alguma sistematica de aplicação para definirmos o quanto um site esta melhor otimizado.
Algo como um passo-a-apasso? Algo que torna-se a apolicação dos conceitos de SEO bem objetivos e de facil implantação.

Jair Viegas disse...

Fábio!

Bom não existe um roteiro de como otimizar o seu site, mais você mesmo pode faze-lo baseado nas regras básicas se SEO.

As agências de SEO e SEM devem ter as suas metodologias, todas obviamente baseadas em conceitos dessas duas premissas.

Não sei se consegui ser bem claro, porém vejo que é assim que o mercado trabalha atualmente.