terça-feira, 18 de setembro de 2007

As 10 perguntas que você não pode deixar de fazer para sua agência de SEO

Procurando uma agência para fazer a otimização de seu site? Encontrar a agência ideal não é tarefa fácil. Nesses últimos anos aqui na Inglaterra acabei conhecendo ou trabalhando com diversas agências de SEM e, na grande maioria, foram ou estão sendo ótimos relacionamentos. Mas também tive péssimas experiências. Previna-se!

Com o auxílio do Thiago Bacchin, Diretor Geral da agência de search marketing Cadastra, montei um questionário, que acredito, ajuda a separar o joio do trigo.

1. Vocês são uma agência dedicada a Search Engine Marketing? Não que não existam agências digitais que façam um ótimo trabalho, mas na maioria dos casos você não terá o nível de know-how, especialização, suporte, dedicação e paixão que uma agência dedicada pode lhe oferecer. Até hoje não encontrei uma agência digital que ofereça SEO com a mesma propriedade de uma agência SEM.

2. Quais serviços em SEO vocês oferecem? Apesar do mercado brasileiro ser um tanto incipiente na demanda de contratação de SEO em módulos em comparação ao mercado europeu e americano, baseado no número de diferentes serviços e da maneira com são oferecidos, você poderá ter uma idéia da experiência e nível de especialização que a agência possui. Eles devem ser capazes de oferecer serviços em pacotes customizados às necessidades do seu site. Pergunte quais etapas do processo estão incluídas em seu contrato. Por exemplo: Cadastro do site e otimização de page titles e meta tags são processos necessários e eficazes mas seus resultados são extremamente limitados se não forem acompanhados de um processo complexo de análise do site. Pergunte também se oferecem otimização em outras línguas. Dependendo de seu mercado de atuação isso é extremamente importante. E se oferecem, pergunte como o trabalho é realizado, se internamente ou tercerizado.

3. Quantos anos de experiência vocês tem? É relativamente fácil achar otimizadores freelancers e agências hoje em dia. Mas quantos tem experiência suficiente pra fazer com que sua campanha tenha resultados considerando todas as dinâmicas do mercado SEM? Saber de cor as técnicas de SEO em livros, fórums e blogs especializados não é suficiente. Certifique-se de que a agência demonstra conhecimento do mercado através de casos com clientes reais. E não estou falando em porte ou exigindo 10 anos de experiência; muitos começam pequenos, e até se mantém pequenos, de acordo com o modelo de gestão escolhido. Tamanho não é sinônimo de experiência e qualidade. Outros sinais importantes é a existência de um bom relacionamento com as ferramentas de busca e representatividade na comunidade de internet. Se eles atuam no mercado há algum tempo, muito provavelmente já possuem algum tipo de contato com os sites de busca e com instituições, associações, etc, como a IAB Brasil. Questione ainda se a agência é filiada à IAB Brasil, onde há um comitê de Search Engine Marketing formado pelas melhores agências SEM do país.

4. A empresa possui estudos de casos? Quais? Às vezes, o portfólio de uma agência vem carregada de logos de empresas de todos os portes, porém não há casos robustos de SEO. É importante conversar com os clientes da agência sobre os projetos de SEO desenvolvidos. Porém, você poderá encontrar empresas que não divulgam seus dados porque SEO é considerado um diferencial estratégico e, por isso, confidencial.

5. Vou ter que assinar um contrato? Como qualquer prestação de serviço, é importante deixar o preto no branco. Não existe certo ou errado, mas uma proposta de no mínimo 3 meses demonstra o compromisso da agência com os resultados de sua campanha e uma boa dose de realidade. Resultados efetivos em SEO são, na maioria dos casos, alcançados a médio e longo prazo. A forma de pagamento depende muito da agência, e de novo, não há certo ou errado. As opções são normalmente pagamento por horas de trabalho ou performance - normalmente medida através de rankings e/ou ROI.

6. Vocês oferecem algum tipo de garantia? Minha pergunta preferida. Por quê? Porque existem muitas agências por aí prometendo e garantindo “mundos e fundos”. E por culpa desses “caubóis” é que SEO ainda é visto com desconfiança por muitos. Vou ser curto e grosso aqui. Se sua agência de SEO lhe garantir posições específicas nos resultados de busca, levante da mesa, agradeça e vá embora. Outra que eu adoro é quando eles dizem que possuem um relacionamento privilegiado com as ferramentas de busca, ou ainda, quando dizem ter um funcionário que trabalhava em um site de busca, e que sabe tudo sobre o algoritmo de posicionamento nos resultados orgânicos. Mesmo se eles tiverem essa pessoa, vocês acreditam que ela sozinha seja capaz de saber como funcionam os mais de 200 fatores do algoritmo? E quando eles dizem que tem um time de PhDs que trabalham na agência fazendo a engenharia reversa do algoritmo para descobrir como funciona? Cada uma que me aparece...

7. O serviço de SEO de vocês é terceirizado? Algumas agências digitais e de publicidade terceirizam SEO com agências SEM. Fique atento à serviços terceirizados ou até quarteirizados, pois às vezes, pode ter mais comissão do que custo do serviço dentro do pacote. Acredite em mim quando digo que você não precisa de uma agência para administrar meia dúzia de outras agências ou freelancers e no final do mês apenas lhe apresentar a conta.

8. Poderemos realizar algumas das reuniões em seu escritório? OK, sei que essa pode soar um pouco estranho, mas pense comigo. Você quer ter certeza que não são apenas dois primos num escritório montado na garagem da casa de um deles, não quer? Acredite, isso ainda existe. Se você é sério quanto ao seu sucesso em marketing de ferramentas de busca, agende uma visita à sua agência e conheça o time. Você vai me agradecer.

9. Ética em SEO: Black Hat, Gray Hat ou White Hat. Aonde sua agência se encaixa? A resposta geralmente é “- Sim, somos 100% éticos e usamos apenas técnicas de acordo com as recomendações dos sites de busca.” Verdade ou não, depende de você pesquisar e se informar. Fale com clientes deles e dê uma conferida na Central de Ajuda do Webmaster do Google para ter uma idéia do que é ou não é recomendado. O site em alemão da BMW foi um caso famoso de spam. E assim como eles muitos outros tem seu sites removidos dos resultados de busca porque suas agências estavam usando técnicas consideradas spam pelas ferramentas. Fique atento e procure sempre entender o que eles estão fazendo com o seu site.

10. Como funciona a comunicação entre vocês, nossa empresa e meus prestadores de serviços? Sua agência terá que trabalhar não somente com seus fornecedores, como por exemplo, sua agência de design, mas também com outros departamentos em sua empresa. Um programa completo de SEO deverá envolver design, programação, tecnologia, conteúdo e marketing. Muito do sucesso do trabalho depende da eficiência em comunicação da agência com seus colaboradores. Apenas alguém que alcance resultados (rankings) não é mais suficiente. Search Engine Optimization está cada vez mais complexo e dinâmico. Pra encerrar, minha dica é usar o seu bom senso e escolher parceiros que você acredita, estão nesse mercado não apenas pelo momento ou oportunidade, mas por que são apaixonados pelo que fazem. Sei que pode parecer fantasia ou inocência de minha parte, mas prefiro acreditar que tenho parceiros que gostam do que fazem pelo menos o tanto quanto eu.

Fonte: Sem Brasil
Site: http://www.sembrasil.com/

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