quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Apple x Nokia: batalha de links patrocinados depois que o iPhone ficou mais barato

Sempre depois dos lançamentos da Apple, como os de ontem quando a empresa anunciou a reformulação de todos os iPods, os blogs ficam loucos e não se fala em outra coisa. Lembra como foi após o lançamento do iPhone? Mas eu gostaria de mostrar um outro lado dessa história, um lado que tem a ver com propaganda, claro

Uma das melhores coisas da propaganda na internet é a capacidade que o meio possui de responder rapidamente a mudanças de mercado, lançamento de concorrentes, de tirar do ar produtos problemáticos ou de publicar produtos em promoção. Mesmo sendo muito fácil tirar e colocar um banner no ar, nada é mais eficiente porém do que os anúncios de link patrocinado.

Veja o que aconteceu de ontem pra hoje, algumas horas depois do evento da Apple.

Steve Jobs anunciou que os iPhones teriam uma redução de preço substancial, uma informação do tipo que faz as vendas explodirem logo na sequência. Muitas pessoas ficaram felizes com essa notícia, menos as pessoas que já tinham comprado o telefone alguns dias antes, pagando uma diferença de US$200,00 no mesmo produto. Sem perder muito tempo, a Nokia comprou uma palavra-chave estratégica (iphone price drop) e fez um anúncio sob medida do seu novo serviço chamado Mosh, um portal onde usuários de seus aparelhos podem compartilhar conteúdo on-line.

Se o assunto acabasse aqui já estava bom. Mas ficou ainda melhor: hoje pela manhã a Apple respondeu da mesma forma, com um anúncio na mesma palavra, pagando mais pelo clique, chamado “Congrats, Late Adopters”:

Isso tudo aconteceu há menos de 24 horas. Não fica interessante quando duas grandes empresas entendem a dinâmica da internet e aproveitam pra fazer negócios, respeitando seus potenciais clientes?

Fonte: Propaganda Interativa

Nenhum comentário: