quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Website: um cartão de visita ou um canal de negócios?

Meu artigo esta na aba Melhores e como primeiro! Acho que estou aprendendo a escrever.
Os livros de Marketing Digital estão fazendo efeito. Segue a matéria escrita por mim:

Não é de hoje que vejo muitos websites apenas como cartão de visitas ou nem isso. Será que vale a pena fazer um projeto de website apenas para colocar o seu endereço e telefone na Internet? Em 1997 sim, mais já se passaram 10 anos e muita coisa aconteceu nesse tempo. Antes os websites eram voltados apenas as informações básicas, não havia preocupação nas questões de estética, usuabilidade, padronozação, espaçamento e etc...

Hoje a "brincadeira" mudou! Um projeto atual de website, tem que atender a necessidade do consumidor, ou seja, de quem acessa. A informação tem que ser clara, e a resposta rápida. A capacidade que a Internet tem de gerar valor para o consumidor nem sempre é bem tão bem vista, azar de quem não ve isso.

Li uma vez, em um artigo do Webinsider(site que sempre acesso) que a Internet deixou de ser uma rede de computadores para virar a uma rede de pessoas. E é verdade, hoje o consumidor ajuda a gerar a informação para enrriquecer o conteúdo de um website. Aliás é isso que estou fazendo agora, criando conteúdo. Criamos conteúdo o tempo todo e nem nos damos conta. Ora bolas, por que se importar? Respondo eu mesmo o meu questionamento: De que adianta um site cheio de informação se ela não é relevante?

Estamos indo para um meio aonde o modelo de negócio esta totalmente na mão do usuário, ele que define qual conteúdo vai postar e qual vai comentar por exemplo.

Então, de uma coisa podemos ter certeza, vai aparecer muito site colaborativo, muitos sites como o Orkut é o que estamos vivendo, a era da colaboração. Então meu amigo, precisamos desenvolver projetos de websites colaborativos que chamem a atenção e seja ÚTIL para o usuário ok?

E para finalizar, vejo muitas Agências de Internet famosas que ainda não notaram isso. Hoje é a chamada web 2.0(colaborativa), amanhã é a web 3.0(semantica) e assim vai, é a evolução natural das coisas e temos que viver cada período de uma vez. A propósito, pare e pense agora? Quanto de conteúdo você gerou e postou na Internet hoje?

Link do artigo: http://www.outrolado.com.br//Artigos/website_um_cartao_de_visita_ou_um_canal_de_negocios_

Nenhum comentário: