quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Restaurante futurista dispensa garçom

Um novo restaurante em Nuremberg, na Alemanha, pode ser o primeiro do mundo no modelo tradicional com mesas que não possui garçons. Eles foram substituídos por um sistema de pedidos e atendimento totalmente automatizado.

A mais nova revolução no setor de restaurantes não está acontecendo nem em Paris, nem em Londres, nem mesmo em Berlim, já que estamos na Alemanha, mas sim em um local inusitado: um prédio industrial comum na periferia de Nuremberg, na Bavária. Michael Mack, que iniciou a vida de empresário administrando uma lucrativa usina de fundição de ferro na cidade, reinventou o modo como os clientes são servidos, com comida e bebida, e inseriu uma pitada de Jetsons no universo da culinária.

Mack, novato no setor de restaurantes, abriu o primeiro restaurante do mundo a contar com serviços de pedidos e de mesa totalmente automatizados. No bistrô Baggers, já não há mais vagas para garçons. E em um país conhecido pela ausência de serviços, é bem provável que ninguém sinta saudade. No lugar do garçom clássico, vestindo avental e gravata borboleta, cada mesa é conectada à cozinha por trilhos de metal. Pratos como "filé orgânico na manteiga" e "salsicha en croute" deslizam pelos trilhos até chegar aos clientes, usando a força da gravidade.

Para que a mágica pudesse funcionar, Mack teve de instalar a cozinha diretamente sob o teto do restaurante, que possui vários andares. Os clientes pedem as refeições clicando em uma tela instalada em todas as mesas e todo o restaurante é conectado por meio de um sistema de computador. Os pedidos dos clientes são registrados no andar de cima, na cozinha, e um computador que fica no depósito subterrâneo controla o suprimento do estoque. O sistema também calcula o tempo provável que o cliente terá de esperar pela bebida ou comida em toda mesa e mantém os clientes informados.

Confira o link completo da matéria: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL95119-6174-6181,00.html

Fonte: G1

Nenhum comentário: