quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Qual a importância da disciplina de economia para a sua formação?

Esse foi um trabalho proposto pela professora Vania na faculdade.

Vou postar aqui um pedaço do meu trabalho:


Bom, como trabalho em um mercado “novo” fica um pouco estranho de explicar, mais vou tentar fazer isso demonstrando alguns números. Primeiramente, gostaria de dizer que trabalho com Publicidade para a Internet e mantenho um blog: http://internetemarketing.blogspot.com aonde publico notícias sobre Marketing e Internet em geral que as vezes envolve economia digital. É exatamente nesse ponto que eu queria chegar, a tal chamada economia digital.

Para termos uma idéia de como em 10 anos a Internet esta influênciado na economia, vou demonstrar alguns dados:

- 3,25 milhões de pessoas compraram na web em 2005;
- 267,6 bilhões de reais em transações no B2B em 2005;
- 9,9 bilhões de reais em transações no varejo on-line em 2005;

Então, posso afirmar que a disciplina de economia é fundamental na minha formação, uma vez que o mercado esta sempre em mudanças. Vou citar um exemplo, a queda do Dollar, incentivou muito a exportação pela web nos últimos 2 meses.

Para termos um entendimento pleno, falamos em economia digital quando as transacções (transacções comerciais ou simplesmente de conteúdos informacionais) se fazem por via digital, o que cada vez mais significa usar a Internet.

Todavia precisamos entender por que esse mercado vem ganhando espaço dentro da economia “normal”.
As transacções digitais apresentam algumas vantagens específicas relativamente as não digitais:

- Baixo custo;
- Rapidez;
- Independecia da localização;

Concluindo então, vejo que é totalmente importante entender a economia como um todo e tentar ver as suas formas e diferenças, além disso, saber também como ela afeta as nossas vidas no cotidiano. É indispensavel para um publicitário web hoje, ter o mínimo de conhecimento em economia e é isso que eu estou particularmente procurando na cadeira.

Sempre tento entender o conceito e leva-lo para o lado da economia digital, a qual muda a todo tempo. Dizem que o mercado digital esta em um ponto de ebulição e precisamos incentivar cada vez mais o uso dos canais digitais para despertar esse lado da economia que não é muito falado.

Em um país que é campeão de recorde mundial em permanencia na Internet, temos que estar ciente que a economia seja ela digital ou não é fundamental o conhecimento mínimo de como acontece o processo, e as tendências no mercado.

PS: Achei um material muito bom sobre economia digital, segue o link:
http://piano.dsi.uminho.pt/~ebeira/wps/wp25_2002.pdf

Nenhum comentário: